O conselheiro Bernat Solé garante que neste momento os dados sobre a constituição das mesas são semelhantes aos de 2017.Uma das chaves que ajudarão a resolver todas essas incógnitas é a abstenção
Mais umas eleições marcadas pela pandemia e com o espectro de alta absteção,que podem ser decididas hoje na Catalunha por uma presa de votos, segundo todas as previsões.
Por poucos votos é possível decidir quem chega ao primeiro lugar, ao qual aspiram três candidatos, Laura Borràs (Junts), Pere Aragonès (ERC) e Salvador Illa (PSC), embora a variável que será a priori mais decisiva que enfrentar a formação do governo será qual dos dois principais partidos pró-independência está à frente do outro. Isso porque quase todas as pesquisas dão como certa uma maioria pró-independência que poderia ser de três partidos, Junts, ERC e CUP, ou mesmo quatro se o PDECat finalmente entrar.
Neste caso, o cofronto entre Pere Aragonès e Laura Borràs decidirá se a atual correlação de forças se mantém, com os de Puigdemont ocupando a presidência da Generalitat e, portanto, liderando o Procés, ou se há uma volta e o leme cai para uma pessoa de ERC pela primeira vez desde a República.
Mas não se trata apenas de decidir entre duas pessoas e duas organizações, mas entre duas estratégias distintas: a de Junts, corporificada na figura de Carles Puigdemont, em favor de manter a tensão com o Estado por meio de uma postura de não colaboração com o executivo do PSOE e UP; ou a devERC, personificada em Oriol Junqueras, que está comprometido em relaxar e explorar as negociações com o PSOE como forma de afortalar interna e externamente. Nessa dicotomia, optar pelo ERC significa também priorizar de alguma forma a gestão do entretanto na figura do atual vice-presidente econômico.
Que esta é a principal batalha é demonstrado pelo fato de que nos últimos dias da campanha Junts aumentara os ataques a ERC insistindo que os republicanos, se puderem, optem por um tripartite de esquerda com o PSC antes de repetir o pacto atual. Este facto obrigou o ERC a reafirmar o sua arela em não chegar a um acordo com os socialistas, a ponto de o deixar por escrito no manifesto dos catalães pela independência, também assinado pelas outras forças pró-independência. Quem quer que vença também não terá vida fácil, pois terá de tomar a iniciativa de adicionar 68 cadeiras, negociando com parceiros não mansinhos como a CUP.
Os candidatos de Junts e ERC representam dois partidos diferentes, mas também duas estratégias opostas.Esse manifesto é o que permitiu a Salvador Illa traçar uma campanha final que foi complicada pelo lapso de não querer fazer teste de antígeno antes do debate da TV3, e que serviu a seus oponentes para ampliar a dúvida sobre os motivos. Resta saber qual dos dois “acidentes” da campanha acaba pesando mais. Em qualquer caso, o PSC aspira à vitória pela primeira vez de Maragall e, em última análise, quebrar a maioria pró-independência. Nesse caso, abrir-se-ia um cenário incerto onde os votos da ultradereita Vox entrariam em jogo, que o candidato da Ilha diz que não aceitaria “seja por ativo, passivo ou perifrástico”. O fantasma do bloqueio e da repetição das eleições seriam então mais do que uma certeza, embora a política catalã tenha demonstrado nos últimos anos ser capaz de encontrar saídas criativas para o beco.
Em todo caso, se o PSC for a força dirigente, Pedro Sánchez terá obtido um valioso trunfo, tanto em termos de negociações com o futuro governo, como em termos da comunidade internacional. Sánchez poderá dizer que os socialistas são a força dirigente na Catalunha e tirarão disso um partido muito mais eficaz do que Inés Arrimadas, que praticamente ninguém lembra quem foi o primeiro no 21-D.
Uma das chaves que ajudarão a resolver todas essas incógnitas é a abstenção.
As pesquisas preveem uma participação entre 55% e 60%, que eram os recordes usuais no pré-Procés da Catalunha. Essa baixa participação pode ter efeitos aparentemente contraditórios. Por exemplo, pode encorajar ao independentismo para superar os 50% da barreira do voto pela primeira vez, que é uma das condições que os setores mais vizosos, como o ANC, estabeleceram para uma nova DUI.

















