off
10N, Editorial, Movementos sociais, Política, Politica espanhola — 5 Novembro, 2019 at 9:21 a.m.

E Galiza quê?

by

Uniteralismo espanhol.Tem sido um debate  virtualmente sem nuances, Ciudadanos, o Partido Popular e Vox consideram as quatro décadas de autonomia –essa improvisação– uma série de ações contra a pátria espanhola.Não apenas aquele que fez apologia do fascismo citando Ramiro Ledesma, fundador das JONS, os tres bizarros formularam a ideia de maneira aberta e explícita: proclamar o estado de sítio na Catalunha, banir os partidos independentistas, liquidar autonomia, aprisionar a quem se move. E mesmo os  “moderados e caladinhos” (UP e PSOE) implicitamente afirmando: ative o artigo 155 mais uma vez, mas agora de maneira extensa e ilimitada no tempo. No final, os socialistas alertam que estão dispostos a fazê-lo, não seria o caso de serem intitulados como pequenos patriotas. Quando se tentou veicular a liberdade através das urnas, foram reprimidas, precisamente, com a violência do Estado. Agora também, Sánchez, o candidato do PSOE, propõe transformar em crime a celebração de referendos unilaterais. Quando sabemos que uma manifestação pode ser sedição e pode custar 13 anos de liberdade. De braço dado da dereita seareira do “!a por ellos!”. A ERC não deveria reconsiderar dar o governo a um homem que está dizendo que quer punir como crime convocar um referendo?

E Galiza quê? A anedota. O apresentador Vicente Vallés demorou apenas cinco minutos em espetar: “O que o próximo presidente do governo deve fazer para garantir a ordem constitucional na Catalunha?”. Um debate sobre a Catalunha sem forças políticas catalãs, sobre a questão territorial sem forças soberanistas, sobre as reformas trabalhistas e Espanha vazia, sem mais realidade do que Madrid albisca do quilômetro zero: um debate sobre o estado sem a maior parte do estado.

Após o debate, não faltam razões para o eleitorado galego penalizar severamente todos os partidos espanhóis. A futilidade de suas políticas estaduais e unionistas bonsaizantes, quando não diretamente humilhantes de tudo o que significa e nos define como galegos e galegas, ameaçam apertar ainda mais a grilheta do que o governo dinástico bipartidário. O PP mantém em seu programa eleitoral o devalo  do estatuto jurídico das línguas oficiais diferentes do castelhano. Diz o jornal Praza que o desemprego aumenta na Galiza em mais de 7.000 pessoas, com o maior aumento percentual em outubro desde 2008

 

Filipe VI, acima do bem e do mal. A “Junta Eleitoral Central” (JEC) certifica a consagração da idéia de que a monarquia está para além do bem e do mal, que aplicação da lei não é a mesma para todos. A legislação limita as atividades que podem ser realizadas por instituições públicas na campanha.A JEC faz uma leitura muito restritiva da lei. Agás  no caso da monarquia. Como se não fosse uma instituição pública.  A JEC diz que a monarquia é neutra por definição. Mais não, a monarquia é neutra se se comportar de maneira neutra. Parece que o rei é o primeiro cidadão. Portanto, os direitos e obrigações de cada cidadão devem ser aplicados mais do que qualquer outro. E, na prática, verifica-se que ele é o primeiro não cidadão: para ele, os deveres que são inúteis não valem. Juiz e parte. Esta é a pior das resoluções da Junta Eleitoral. O melhor: que nas ruas de Barcelona  não reconhecem mais a sua autoridade.

 

Involução e neocentralismo. Casado afirma que Sánchez sabia antecipadamente a sentença dos Procés. Sanchez não nega. A involução gerada pelo nacionalismo espanhol em queda livre. Com a liderança do Tribunal Constitucional, seguida pela academia de corifeus constitucionalistas, à moda antiga da chave positivista. Mesmo um referendo consultivo não vinculativo é constitutivo do crime -penalizando sua organização.- porque seica tem efeitos legais e, portanto, que pode violar de alguma forma – sem sabermos ainda como- a ordem constitucional. Em tempos de incerteza eles não oferecem mais receitas do que “la unidad de la patria” acima de qualquer outra consideração democrática.

 

PD. Pedro Sánchez intentando levar o mérito de ilegalizar a Fundación  Franco. Non é unha iniciativa súa. Foi a europarlamentaria galega Ana Miranda quem pediu ao Parlamento Europeo

 

 


 

Grazas por leres e colaborares no Ollaparo !

Este sitio usa Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.

off