off
Galiza, Opinião, Política, Politica espanhola — 11 Setembro, 2016 at 11:23 a.m.

Catalunha está prestes

by

saltdiada-20160911-wa0007O independentismo catalão pôs à prova a sua capacidade de resistir ao desgaste. A Assembleia Nacional Catalana e Omnium confiaram mais uma vez em uma massiva Diada (11 de setembro, dia nacional da Catalunha) após meses de desânimo soberanista, lógico em uma mobilização que dura vários anos e que tem em frente o aparelho político, jurídico, militar e mídia de do Estado espanhol. E resistiu. As ruas de cinco cidades acabaram cenificando o 11 de setembro mais plural, com o direito de auto-determinação em perspectiva e com a prefeita de Barcelona, Ada Colau, exigindo ao Estado ouvir o público e reclamando um referendo para validar o processo. O entusiasmo, próprio de uma data festiva, foi virando devagarinho para a determinação racional do que se quer: pondes as urnas!

No entanto, no país dos rumorosos, as esquerdas nacionais e estaduais apelam ao “mudança possível” e o PP a “não confiar” apesar de estar em condições de manter a sua maioria absoluta de acordo com um recente inquérito publicado pelo CIS. Porque na Galiza, a solução não alicerza em mostrar que o Estado não respeita o país, porque na prática não quer nem pode reconhecer como entidade nacional a quem com dificuldades se reconhece como sociedade civil de seu e não é esperado interesse nenhum ou possibilidade eleitoral de mudar de atitude. Depois, a perspectiva da determinação catalã permite pôr em contraste duas maneiras complementeres de desenvolver os valores democráticos e mostrar a insuficiência de ambos quando a mobilização não encontrou o caminho certo de sua positivação das urnas e quando a mesma liturgia das urnas apenas serve para refrendar a imobilidade é o ditado de um roteiro predefinido para melhor reprodução de seus testamenteiros. Ainda teremos de esperar até um referendo vinculativo para sabermos se o independentismo catalão está pronto e a punt, sem dúvida, as mobilizações dos últimos anos deitam uma ação estratégica e uma história que tem o seu melhor atributo democrático na coragem de seu pacífico apoio popular, a capacidade de mobilização e sua hegemonia nas instituições públicas o que põe em evidência o bloqueio político espanhol reduzido a simples liturgia eleitoral que, tendo em conta o declínio do modelo autonómico, carrega de razões para o ativismo abaixo-acima visível nos partidários de uma Catalunha independente.

A democracia oferece, a diferença de outros sistemas políticos, reconhecimento da cidadania em plano de igualdade, quer dizer, que a política enxérgase como poder ao alcance de quem não tem, desenvolvendo uma cultura de inclusão que possa ir alimentando da pluralidade social. Last but not least, a democracia deve aspirar a limitar os abusos de poder sobre a divisão de poderes e a opinião pública livre. A democracia espanhola fica longe desse esboço.

O empoderamento dos cidadãos cingue o exercício do voto limitado ao olhar acima-abaixo dos partidos. O que vem chamar-se a caste ou elite instalada. Muito visível no endémico problema da sociedade portuguesa, onde o âmbito do possível continua a ser muito estreito, apesar das flutuações cidadanistas. E fraca a capacidade de inclusão, até o ponto que as forças geradas dentro acabam sendo estigmatizadas com várias marcas e pouco rigor descritivo: populismo, radicalismo, … Muitas vezes usadas para assinalar o que questiona ou incomoda o status quo. Embora saibamos que as preconcepcións são um lastro em um mundo em contínua mudança, cambiarmos não é fácil porque é cuestionarmos ideias com as quais fomos crescendo e foram ficando sob a pele. Que o independentismo ainda não é hegemônico tornou-se uma pedagogia do político uma vez que a ars associandi foi tornándose da  convicção do sociocultural ao plenamente político. Por outras palavras, se  não é “povo”, se parece muito. Daí que os partidos progressistas que reivindicam as classes populares, os “comuns”, tenham mostrado sinais visíveis de incorporação a petição de referendum ou continuar como até agora negando justamente o que se supunha que tinham de afirmar: jogarem a processualiza-lo todo ou achar a soluçao, como passa a miúdo, de ser sinceiro com um mesmo e aceitar que o referendum concreta-se num dereito, de todos os cidadãos, do si e mais do não, ja que permete a expressão daãovontade politica sem intermediarios, á margem da fidelidade partidaria.

Vivemos em um Estado que é quen de entregar mais de 50 bilhões de dinheiro público (ainda que há fontes que falam de 100 mil milhões) para bancos privados sem expectativa de recuperá-los. Um nídio caso de abuso de poder que aboca a população activa a trabalhar cinco semanas de graça para pagá-lo, explica César Rendueles no livro En Bruto.Um Estado que não quer coutar a corrupção estrutural, nomeadamente do duopolio PP-PSOE, mostrando assim as rachaduras existentes no dispositivo de controlo político e judicial. A Transição, essa fase do franquismo, inoculou uma democracia onde o poder executivo coapta os outros até debulhar uma cenografia onde os atores se movem ao ditado de um roteiro que permanece na maioria das vezes elidido, um autoritarismo larvado que tem no legalismo ideológico sua manifestação mais clara. Eis o Tribunal Constitucional adiando a decisão sobre o recurso do Parlamento espanhol contra o governo do PP para barrar o exercizo da função de controlo do poder executivo.

Na Galiza nada é esperado e tudo sigue igual; Feijóo a vê-las vir para liscar a Madrid e Rajoy, dependendo pela quarta vez. Onde é que está o obturador? Onde encontrar a perspectiva certa para o século XXI?

Saudade. A sociedade catalã está a nos  aprender uma lição para além da liturgia unionista e da pluralidadade atingida em cinco anos de mobilização em massa – mais e mais abranxente- que o tornou no movimento popular maior Europa: que pode ser progressista no social e ao mesmo tempo conservador e mesmo reacionário no âmbito nacional. Também acontece o contrário. Porém, o que a história soberanista catalão está a expor é como a sociedade civil, con todos os seus antagonismos presentes, conseguiu otimizar a ars associandi para arrastar aos partidos a desligar pacíficamente do Estado que impede que o direito de decidir pela urnas na Catalunha se torne lei. Carregado de razões, esta geração está a ganhar a sua chance. Mudou o paradigma, tronzou preconceitos, procurou uma perspectiva alternativa ao pactismo referendario, circular em termos e sem possibilidade de ser realizado para além da roda legalista. O calendário eleitoral, o curto prazo e os entraves inseparabelmente ligados aos quadros mentais herdados e uma Espanha monolítica incapaz de permitir um referendo acordado ao xeito  britânico, freiam a possibilidade de aumentar a profundidade de campo. Na prática, como En Comú Podem-ICV, CSQP, os dirigentes de En Marea e Podemos lócanse no conservadorismo da questão nacional. É muito possível que têm de começar a pensar en agir na perspectiva do soberanismo, abandonando o conforto do pactismo estatista na evidência cada vez mais clara de que um referendo é impossível (quer dizer, o Estado tentariao frear pola via legal ou policial)  após a pressão dos cidadãos na Catalunha. Na Galiza a mudança de paradigma passa porque os políticos profissionais também mudem de paradigma quando o até hoje praticado manteve à direita espanholista na Junta estancando qualquer possibilidade de avanço e transformação na questão nacional, nomeadamente se se tratar de políticos que são considerados “progressistas”. Por isso na Catalunha são cada vez mais visíveis os sinais de abandono dos ambíguos quadros mentais e os interesses imediatos para irem adoptando a perspectiva do que ontem agiu com determinação na Diada.

Grazas por leres e colaborares no Ollaparo !

Este sitio usa Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.

off